sábado, 4 de Maio de 2024  06:52
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sapateira Recheada II

Sapateira Recheada II

Verta o vinagre em fio, na boca da sapateira e coza-a em água temperada com sal, a cebola e o louro por 15 a 20 ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-04-2012

Aveiro: Nave industrial da Nissan em Cacia sem utilização


Pavilhão foi construído em Cacia para acolher a produção de baterias de iões de lítio para automóveis eléctricos

A nave industrial que a Nissan construiu em Cacia, originalmente destinada a acolher a produção de baterias de iões de lítio para automóveis eléctricos, permanece sem qualquer utilização. Uma fonte oficial da Nissan referiu ao semanário Sol que “ainda não está nada definido” quanto ao destino a dar ao pavilhão, advertindo, porém, que “estas situações não podem demorar muito tempo”.
Os terrenos da fábrica - empreendimento que a Nissan decidiu suspender no final do ano passado devido à situação económica mundial - localizam-se nas instalações da Companhia Aveirense de Componentes para a Indústria Automóvel (CACIA), que trabalha para a Renault. Pelo que, apesar da aliança entre os dois fabricantes no sector da mobilidade eléctrica, a nipónica Nissan está obrigada a pagar um aluguer à marca francesa pela utilização do espaço.
De acordo com a fonte citada pelo Sol, a decisão sobre o futuro da nave “será tomada directamente no Japão”. Mas o italiano Marco Toro, novo “managing director” para Portugal da Nissan, nomeado em Março, também poderá ser chamado a pronunciar-se sobre o processo.
Em Dezembro de 2009, a Nissan anunciou a construção de uma fábrica de baterias para veículos eléctricos em Aveiro, projecto estimado em perto de 160 milhões de euros que iria proporcionar a criação de cerca de 200 empregos directos. Dois anos depois, porém, o empreendimento foi suspenso. Isto apesar de, segundo Élio Maia, presidente da Câmara de Aveiro, a Nissan já ter investido cerca de 10 milhões de euros em Cacia.
A unidade fabril deveria ficar concluída no final de 2012, para quando estava previsto o arranque da produção das 50 mil baterias anuais que o consórcio entre as construtoras francesa e japonesa iria fabricar em Aveiro.
A aliança Renault/Nissan ponderou várias alternativas para a construção da nova fábrica, tendo-se falado de Estarreja, também no distrito de Aveiro, e Sines, no distrito de Setúbal, como outros municípios equacionados pela aliança.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®